!!!!!Sejão Bem Vindos ao Blog do Conferêncista Kelvin Hector!!!!!



Contato(67)9225-9661

msn:blogkelvinhector@hotmail.com







ESTUDOS

E SE VOCÊ ACEITASSE A JESUS EM 1950, COMO SERIA?


Imagine que você está em 1950 e aceita a Jesus numa igreja evangélica. Como novo-convertido você está alegre e feliz por sentir a presença de Deus, ser curado, liberto. Mas daí a algum tempo que você já está firme, algum irmão do ministério, ou mesmo um simples membro da igreja, senta-se ao seu lado, e diz:

"-Irmão, você ainda bebe refrigerantes? Olha agora nós somos nova criatura...
...devemos ser santos, como santo é o nosso Deus...tudo nos é lícito mas nem tudo convém...
...lembre-se que nós somos sal da terra e luz do mundo..."

E o mesmo argumento ele repete para se abster de shampoo, perfume, sabonete, sandálias, e o uso obrigatório do chapéu. Doutrina rígida das igrejas naquela época! A não adaptação a estes requisitos impediam o batismo nas águas, e para os membros, suspensão e exclusão.

E você se pergunta:

"-Meu Deus, mas o que tem a ver o refrigerante, o shampoo, o perfume, sabonete, e outros, com
o fato de ser nova criatura?!...Eu uso todas essas coisas e não vejo nenhuma condenação!!!"

Para aquela época essas coisas tinham tanto a ver, como hoje ainda tem a bermuda, a camiseta, a mulher usar calça, brincos, pulseiras, para algumas igrejas. Podem ser minoria, mas uma enorme minoria que atinge principalmente cidades do interior. Hoje seria ridículo dizer que refrigerante é pecado até mesmo entre os mais legalistas. Muitos sequer sabem que esta doutrina existiu. Teria Deus mudado de idéia e liberado os 'refri'?! A Palavra de Deus mudou?! Ou os preceitos dos homens não resistiram ao tempo???

Hoje, se um cristão usar uma bermuda decente, ou uma mulher cristã usar uma calça-comprida decente, os tais são vistos por alguns como "crentes fracos". Mas os crentes que não usam bermuda, mas falam mentiras, caluniam o próximo, esses não são vistos como fracos. Mentiras, calúnias, fofocas, são pecados mais perdoados do que desrespeitar as leis da igreja. Disciplina-se mais por quebra de estatuto interno do que por desobediência a Palavra de Deus. Há uma diferença muito grande entre ser cristão e viver uma vida religiosa. Ser religioso é andar na posição da regra dogmática, é viver para agradar aos homens. Ser cristão é viver uma vida no caráter de Cristo.

Uma igreja que diz "Só a Escritura - Sola Scriptura", não pode disciplinar pessoas em função de "doutrinas" que daqui a 20 ou 30 anos se tornam obsoletas. Não pode por anos a fio intimidar milhares de pessoas a não usarem camisas de manga curta (até o cutovelo), exigindo mangas nos pulsos, e simplesmente depois de algumas décadas, vermos obreiros e pastores usando o que proibiam, condenavam, excluiam. E uma das formas de intimidação que acho mais covardes são os contos de porta de igreja.

"-Olha, teve uma irmã que usou shampoo e o cabelo caiu todo...
...viu como é pecado...a mão de Deus pesou..."

Imagino como a mão de Deus será pesada sobre as pessoas que inventam estas historietas ainda hoje com relação a outras doutrinas, que também terão seu fim daqui a alguns anos. E é incrível como estas historinhas tem aceitação entre o povão, que nem ao menos procuram saber se é verdade, se há constatação de fatos. E mesmo que algumas sejam verdadeiras, isso não embasa dogmas, como se tivéssemos que seguir a Cristo por medo, retaliação, e não por amor, por novo nascimento.

Que o nosso amado povo evangélico venha a ler mais a Palavra de Deus e vivê-la.

"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais aos homens o reino dos céus;
pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar". (Mateus 23:13)


AS COISAS QUE FAZIAM
DAVI SE SENTIR MAL



Davi era um homem "segundo o coração de Deus". (1º Samuel 13:14). Pecou, mas sobretudo obteve importantes vitórias. Uma delas foi contra Golias, o gigante filisteu. Saul, muito preocupado, pois Davi ainda era "moço", e Golias um veterano guerreiro.

"Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu
ainda és moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade". (1º Samuel 17:33)

Saul coloca então uma pesada armadura sobre o pequeno Davi.

"E Saul vestiu a Davi das suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o
vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes e começou a andar;
porém nunca o havia experimentado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto,
pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si". (1º Samuel 17:38,39)

Davi não conseguia sequer andar, que diria lutar com aquilo! Davi se sentia mal com a armadura colocada pelo homem! Ele se sentia bem quando ele era ele mesmo, e Deus ao seu lado. Com seu humilde surrão, derrotou o gigante. E assim foi com o leão e o urso. (1º Samuel 17:37)

Davi parecia ser menosprezado de algumas ocasiões especiais. Quando Samuel foi ordenado por Deus para ir a casa de Jessé ungir o rei de Israel, ele estava fora de cogitação para ser o ungido.

"Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que
apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto
não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui". (1º Samuel 16:11)

Porque Jessé ainda não tinha chamado Davi até aquela hora? Samuel já havia chegado e convidou os seus filhos.

"Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé
e os seus filhos e os convidou ao sacrifício". (1º Samuel 16:5)

Talvez pensasse consigo: "-Quem?? Davi???....Ah, não...todos menos aquele..." Mas o formoso Eliabe estava lá! O que desenganou o profeta. Mas a palavra do Senhor veio a tempo.

"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o Senhor o seu
ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da
sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem
vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração". (1º Samuel 16:6,7)

Quando uma alma se converte na igreja, os "crentes Saul" tentam colocar no novo-convertido a armadura exterior. Abrem o guarda-roupa e mostram as gravatas de seda, paletós, um peso para quem não está acostumado aquilo tudo. Para os Saul's atuais estas vestes são a armadura do crente! E ela em nada coincide com a armadura espiritual que Paulo ensina em Efésios 6.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas
ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra
os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século,
contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". (Efésios 6:11,12)

E isso não é novidade pois no tempo dos apóstolos este mesmo problema circulava entre os cristãos.

"Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que
se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações
dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue". (Atos 15:19,20)

Claramente a Palavra de Deus nos ensina a não "perturbar" aqueles que se convertem. Nos dias de hoje vemos alguns que inquietam os que se convertem, pregando "doutrinas" de igrejas, dogmas do homem, ensinamentos que não estão na Bíblia Sagrada. E no versículo 24 novamente fala desses perturbadores:

"Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos,
vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas". (Atos 15:24)

Quantos afirmam que se sentem mal com determinados tipos de vestes, que andam segundo a "doutrina" de suas igrejas, e só assim se sentem bem, mas seus corações estão cheios de maldade, falsidade, fofocas, contendas, mentiras, etc.

"O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca. Acena com os
olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos. Perversidade há no seu coração;
todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas". (Provérbios 6:12-14)

Com o que estas pessoas tinham que se "sentir mal" em primeiro lugar? Certo que o cristão não deve se trajar indecente, mas qual a preocupação primordial numa conversão?? Mudar o exterior e deixar o interior em segundo plano? Vestir a aparência de Eliabe, e ter a rejeição do Senhor?

Que o nosso caráter venha a ser como o de Davi, que era um homem segundo o coração de Deus.

“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus”.
(Joel 2:13)



AS CURVAS DE UMA
MULHER DE 75 ANOS


A "doutrina" de algumas igrejas mais rígidas proíbem a mulher cristã de usar calça-comprida (mesmo decente) alegando que a calça desenha "as curvas" da mulher, mostrando sensualidade, instigando o homem a ter "pensamentos malignos". Minha avó tem 75 anos. Se ela quiser fazer parte de uma igreja dessas terá que usar saia, porque é doutrina da igreja. Eu não sei que "curvas" ela ainda teria pra mostrar numa idade que toda hora ela se esquece onde colocou a chave de casa. Mas a igreja exige! Só batizam nas águas "se a irmã usar a saia". Imagino que minha avó deva ter um par de pernas que coloque "pensamentos malignos" na cabeça de alguns destes líderes. Exceto se houver algum tarado-maluco, com certeza minha avozinha não causa tanta admiração assim.

Os argumentos que defendem estas doutrinas são muito, mas muito fracos mesmo. Tanto que ao ser tema de debate, ao refutarmos algum legalistas geralmente isso acaba em discussão, ofensas pessoais, e alguém diz que finda o diálogo por "não querer discussão". Algumas igrejas até os anos oitenta ainda proibiam com veemência o uso de camisas de manga curta (até o cutovelo), e que o certo seria a manga comprida, fechadas até os pulsos. Quase sempre defende-se estas doutrinas sob alegação do "pudor", do despir, da nudez, de estar provocando o sexo oposto. Hoje estes mesmos pastores estão usando camisas de manga curta. Imagine as irmãs destas igrejas hoje cobiçando vorazmente o cutovelo e antebraço dos irmãos... Um martírio para quem quer se santificar!



Ao dialogar com um irmão, daqueles bem legalista, ele me disse que a mulher não pode usar calça-comprida, pois exibe a "sensualidade da mulher". Mas a esposa dele trabalha num lugar onde é obrigada a usar calça-comprida. Ao questionar, ele me respondeu:

"-Ah, irmão...aí é diferente. Lá no trabalho ela tem que usar".

Ao que perguntei:

"-Então lá no trabalho ela pode mostrar as "curvas", a "sensualidade"??

E ele:

"-Nãããooo!!! Ela usa uma calça-comprida muito decente!"

E eu completei:

"-Então, irmão! E porque as outras irmãs não podem usar esta "calça-comprida decente" destas que sua esposa usa no trabalho?!

E ele, de cabeça baixa:

"-É... é difícil responder".

Doutrinas mudam. Igrejas mudam. Os homens mudam. Só uma coisa não muda: A Palavra de Deus. Nosso Deus é o mesmo.

“Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras
de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe”. (1 Timóteo 6:3)

“Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho
além do que já vos pregamos, seja anátema”. (Gálatas 1:8)